Importação e Exportação
Despacho Aduaneiro: procedimento fiscal que consiste na verificação e exatidão das informações declaradas pelo exportador ou importador com relação à mercadoria, documentos apresentados para confirmar a legalidade da operação.
Desembaraço Aduaneiro: é a parte conclusiva da conferência aduaneira com a permissão dada pela Receita Federal para a entrada da mercadoria no país (em caso de importação) ou sua saída (em caso de exportação).
Seguro no Transporte Internacional
Uma mercadoria está sujeita a diversos riscos, podendo sofrer avarias durante qualquer movimentação, tanto no transporte quanto nas operações de carga e descarga, entre outros.
Além dos serviços convencionais das atividades do comércio exterior, a AFL orienta seus clientes contra eventuais sinistros no transporte internacional de cargas de importação e exportação, aérea ou marítima.
Habilitação de Radar
Habilitação Expressa
Limite para realizar operações de importação com cobertura cambial - valor de até USD 50.000,00 por semestre para valor CIF da importação.
Não há limites para exportação.
Habilitação Limitada
Tem como limite operações de importação com cobertura cambial - valor de até USD 150.000,00 por semestre para valor CIF da importação.
Não há limites para exportação.
Habilitação Ilimitada
A PJ habilitada nessa modalidade poderá realizar operações de importação e exportação sem limites de valores, sujeita a controles administrativos, fiscais e cambiais durante o curso do despacho, conforme está previsto na alínea “c”, do inciso I, do art. 2º da I.N. RFB nº 1.603/2015.
Habilitação para Pessoa Física
Esta modalidade permite à pessoa física após estar habilitada, realizar operações de importação para uso e consumo próprio, desde que não seja configurado a comercialização ou habitualidade.
Planilha de Custos
Tem por objetivo informar previamente o importador ou exportador todos os custos que serão gerados em um processo, seja na importação ou na exportação, para que a empresa possa saber com antecedência o valor total a ser despendido.
Para a elaboração desses custos, necessário que a empresa forneça alguns elementos tais como:
- Valor da mercadoria (moeda de origem)
- Quantidade
- NCM (Classificação fiscal do Produto)
- Descrição completa do produto em inglês e português
- Dados da embalagem: peso bruto - quantidade e medidas das caixas
- Tipo de transporte: aéreo / marítimo